Vacina contra gripe passa por atualização e deve voltar a ser aplicada em Palmas até outubro, diz Semus
Município aguarda novas doses para retomar ações de vacinação contra o vírus influenza. Primeiras ações serão voltadas à imunização dos grupos prioritários.
-
O estoque das vacinas referentes ao ano de 2024 contra o vírus influenza, que causa gripe, terminaram e as ações de vacinação serão retomadas em Palmas até outubro deste ano.
-
As doses devem passar por atualizações, feitas anualmente, para voltarem a ser distribuídas aos postos e ministradas à população.
-
A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) nesta quarta-feira (13), que destacou que aguarda o repasse das novas doses de 2025 do Ministério da Saúde.
Vacina contra o vírus influenza vai passar por atualizações — Foto: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
O estoque das vacinas referentes ao ano de 2024 contra a gripe terminaram e as ações de vacinação contra o vírus serão retomadas em Palmas até outubro deste ano. As doses devem passar por atualizações, feitas anualmente, para voltarem a ser distribuídas aos postos e à população.
A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) nesta quarta-feira (13), que destacou que aguarda o repasse das novas doses de 2025 do Ministério da Saúde. A data exata para o repasse ou início da vacinação ainda não foi divulgada.
Quando a vacinação for retomada, a pasta vai seguir orientação do Ministério da Saúde, priorizando a imunização de grupos prioritários. Isso inclui crianças pequenas, idosos, gestantes, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde. O público geral deve ser contemplado em ações posteriores.
A doença causada pelo vírus influenza é uma gripe que tem como sintomas febre, tosse e dores no corpo, garganta e cabeça. A vacinação é importante para a prevenção da doença e como o vírus passa por mudanças, é preciso fazer as atualizações para a produção, segundo o Ministério da Saúde.
Também é importante evitar o contato com outras pessoas para evitar a transmissão e lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel. Ministério também dá orientações como evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; não compartilhe objetos de uso pessoal; evitar sair de casa em período de transmissão da doença; e ter hábitos saudáveis.
VEJA TAMBÉM: Médica pediatra alerta sobre cuidados para crianças com gripe em piscinas e lagos
Médica pediatra alerta sobre cuidados para crianças com gripe em piscinas e lagos