De acordo com o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2025), Palmas ocupa a 37ª posição no ranking das 50 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes e maiores taxas de estupro. O levantamento mostra que a capital tocantinense registrou 67,7 casos para cada 100 mil habitantes, evidenciando a grave realidade da violência sexual no Tocantins e no país.
O estudo também aponta que as violências contra crianças e adolescentes estão fortemente associadas a fatores sociais como raça, classe e gênero. As mais afetadas são meninas, negras e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o que reforça a necessidade de políticas públicas afirmativas e de prioridade absoluta a esse público na agenda governamental, especialmente na alocação de recursos orçamentários.
O Anuário utiliza dados fornecidos por secretarias estaduais de segurança pública, polícias civis e militares, Polícia Federal e outras fontes oficiais. A publicação é considerada uma ferramenta essencial para promover a transparência, avaliar políticas públicas e estimular o debate sobre segurança, além de contribuir para a melhoria da qualidade das informações.
O levantamento traz informações referentes ao ano de 2024.