
Ação reuniu ídolos do futebol, atraiu milhares de torcedores e arrecadou 90 toneladas de alimentos e roupas para famílias em situação de vulnerabilidade
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, participou no sábado, 16, da 7ª edição do Futebol Solidário, realizada no Estádio Nilton Santos, que reuniu craques como Cafu, Romário, Vampeta, Formiga, Pretinha e Vanderlei Luxemburgo. O evento atraiu milhares de torcedores e arrecadou, em balanço parcial, 90 toneladas de alimentos e roupas, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade.

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destacou a relevância do evento, tanto pelo caráter social quanto pelo impacto econômico para a cidade. “Palmas está com sua capacidade hoteleira lotada e iniciativas como esta movimentam toda a cadeia produtiva, geram renda, além de gerar amor e solidariedade. Palmas se orgulha de acolher atletas que honraram suas camisas e que hoje inspiram nossos jovens com exemplos de dignidade, profissionalismo e caráter. Mais uma vez, sejam bem-vindos à ‘Terra do Sol’, à capital que mais cresce e já figura entre as dez melhores cidades brasileiras em qualidade de vida.”


Destaque do evento
Idealizador da ação, o senador Irajá Abreu agradeceu o apoio do prefeito Eduardo Siqueira e destacou o impacto social da iniciativa. “Agradeço a confiança e o apoio do prefeito Eduardo Siqueira Campos. Sem a parceria da Prefeitura, não seria possível realizar este evento aqui. Ao longo das seis edições anteriores arrecadamos mais de 400 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 40 entidades em todo o Tocantins. Isso mudou a vida de milhares de famílias, garantindo o básico: comida na mesa. Para esta edição, nossa expectativa era arrecadar 120 toneladas de alimentos e roupas. Até o balanço parcial, já alcançamos 90 toneladas, o que mostra a força e a solidariedade do povo tocantinense”, finalizou o senador.

Laurez
Em sua fala, o vice-governador Laurez Moreira, que também participou, ressaltou a grandeza do evento e a importância da solidariedade para transformar vidas. “É emocionante ver tantas pessoas se unindo em torno de uma causa tão nobre. O Futebol Solidário já se tornou uma tradição no nosso Estado, porque vai muito além do espetáculo dentro de campo: ele representa esperança e dignidade para milhares de famílias tocantinenses que serão beneficiadas com os alimentos arrecadados. Quero parabenizar o senador Irajá pela iniciativa, pela persistência em manter este projeto vivo e cada vez maior, e agradecer a todos os atletas, artistas, lideranças e cidadãos que se dispuseram a colaborar. O Tocantins mostra mais uma vez que tem um povo generoso e solidário”, afirmou Laurez.
O treinador e ex-jogador Vanderlei Luxemburgo, que atualmente reside em Palmas, destacou a relevância da iniciativa e defendeu a integração entre esporte e educação. “Morando em Palmas, eu não poderia deixar de estar presente. Esse evento não é apenas sobre quem o organiza, mas sobre para quem ele é direcionado, e isso é fundamental. O futebol tem essa capacidade única de reunir milhares de pessoas em torno de uma causa. Enquanto na política é difícil reunir tantas pessoas em um só espaço, o esporte consegue. Aqui vemos a importância de duas bandeiras que não podem ser esquecidas no Brasil: a educação e o esporte. Sempre conversei com o prefeito Eduardo e com o nosso vice-governador Laurez sobre a necessidade de que esporte e educação caminhem juntos, porque aí está o segredo da formação do cidadão brasileiro. Esse evento é sério, transparente, e nos mostra que podemos multiplicar iniciativas assim no Tocantins e no Brasil, ajudando quem mais precisa”, afirmou Luxemburgo.
Presenças políticas
Diversas autoridades e líderes tocantinenses também participaram do evento, dentre eles o deputado federal, Thiago Dimas, o deputado estadual, Gutierres Torquato, o vereador de Gurupi, André Caixeta, prefeitos de diversos municípios, como Ronivon Maciel, o ex-deputado Paulo Mourão, o ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, o ex-presidente da ATM, Diogo Borges.