Na próxima sexta-feira, 1º de agosto, a Catedral Divino Espírito Santo, em Palmas, será palco de uma noite de homenagens, saudade e fé. A celebração religiosa marcará o aniversário do ex-governador e criador do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, que faleceu em julho de 2023, deixando um legado político e histórico reconhecido nacionalmente.
O evento está marcado para as 19h30 e promete reunir familiares, amigos, lideranças políticas e a população tocantinense em uma missa solene que celebra a vida e o legado de Siqueira Campos. O convite ao público reforça o clima de reverência e memória: “Com o coração cheio de saudade e reverência, convidamos você e sua família para a Missa em celebração ao aniversário do ex-governador e criador do Tocantins”.
Além da homenagem ao ex-governador, a celebração também será um momento de gratidão. A missa incluirá orações em agradecimento pela saúde do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, filho de Siqueira. Recentemente, o prefeito enfrentou problemas de saúde que mobilizaram orações e mensagens de apoio de diversas partes do estado.
A organização sugere aos presentes que vistam roupas brancas, em sinal de paz, luz e espiritualidade, condizentes com o clima de celebração e gratidão.
Legado de Siqueira
José Wilson Siqueira Campos foi o principal articulador político da criação do Tocantins. Natural de Crato (CE), liderou o movimento separatista que culminou na criação do estado em 1988 e foi seu primeiro governador. Ocupou o cargo em quatro mandatos, sendo figura central na implantação da capital Palmas e de diversas políticas públicas estruturantes no estado.
Sua trajetória é lembrada com respeito e emoção por milhares de tocantinenses que acompanharam sua atuação firme e incansável na construção da identidade política e administrativa da nova unidade federativa.