Pelo menos três números do relógio estão danificados. Prefeitura informou que Guarda Metropolitana atua para apurar quem são os autores do crime.
-
O Relógio das Flores, um dos cartões postais de Palmas, foi alvo de vândalos nesta terça-feira (19).
-
Números que fazem parte do monumento foram danificados.
-
A Prefeitura de Palmas informou que a Guarda Metropolitana foi acionada e está colaborando com as autoridades competentes para identificar os autores da depredação ao patrimônio público.
Relógio das flores é alvo de vandalismo, em Palmas
O ‘Relógio das Flores’, um dos cartões postais de Palmas e que fica na rotatória da avenida NS-02 com a LO-09, próximo à Feira da 304 Sul, foi alvo de vândalos nesta terça-feira (19). Números que fazem parte do monumento foram danificados.
De acordo com a Prefeitura, após tomar conhecimento da situação, a Guarda Metropolitana foi acionada e está colaborando com as autoridades competentes para identificar os autores da depredação ao patrimônio público.
Também afirmou, em nota, que vai analisar imagens de câmeras de segurança da região para tentar descobrir o que aconteceu no local, e garantir que as medidas legais sejam adotadas, responsabilizando os autores.
O relógio, que virou ponto turístico na cidade, mostra as horas por meio de energia solar. Mas após a depredação, foram identificados danos que comprometeram o funcionamento.
A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana de Palmas informou que o maquinário está sendo restaurado por uma empresa especializada, nesta terça-feira. Haverá ainda uma análise para saber quais reparos serão necessários no espaço.
O vandalismo é enquadrado no artigo 163 do Código Penal, que aborda danos e dispõe sobre ‘destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia’. Quando é cometido contra o patrimônio da União, Estado, Município ou locais qualquer local público, a pena pode ser de seis meses a três anos, além da aplicação de multa.
O Relógio das Flores passou por recente reforma que teve um investimento de cerca de R$ 200 mil. Conforme a Prefeitura de Palmas, a conclusão da reforma ocorreu em julho deste ano.
O Município também alertou que a preservação dos bens públicos é responsabilidade de todos e que quem tiver informações sobre atos de vandalismo deve informar as autoridades por meio do número 153.
Relógio das Flores, em Palmas, foi danificado por vândalos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera