Uma cena de tristeza e comoção marcou a tarde desta terça-feira, 29, na região central de Palmas, capital do Tocantins. Uma arara-canindé, ave símbolo do estado, foi encontrada morta após sofrer uma descarga elétrica ao colidir com a rede de energia elétrica na Arse 13 (antiga 108 Sul). Cerca de 389 unidades consumidoras ficaram sem energia.
Segundo moradores da quadra, o animal sobrevoava o local quando encostou-se a um fio da rede elétrica, provocando um forte estouro e a interrupção do fornecimento de energia em vários pontos da quadra.
“Ela estava voando e bateu provavelmente no fio. Deu um estouro muito alto. Eu não vi o momento exato, mas ouvi o barulho. Logo em seguida, a energia caiu”, relatou um morador, que vive em um dos prédios afetados.
O impacto foi tão forte que causou queda de energia na portaria, elevadores, câmeras de segurança e apartamentos de um edifício em frente ao local do acidente. A concessionária Energisa informou que o fornecimento foi restabelecido às 14h29.
Arara sobrevivente ficou no local, chamando pela companheira
Além do choque pela perda do animal, moradores ficaram comovidos com o comportamento de outra arara, que acompanhava a vítima. Segundo testemunhas, a ave permaneceu nas imediações, voando em círculos, vocalizando alto e repetidamente, como se chamasse pela companheira. A cena foi gravada por uma moradora e enviada à Gazeta.
Ave símbolo do Tocantins
A arara-canindé (Ara ararauna), também conhecida como arara-de-barriga-amarela, é um dos símbolos naturais do estado do Tocantins, instituída por lei estadual ao lado da flor girassol e da árvore fava-de-bolota. A espécie representa a beleza, diversidade e liberdade da fauna tocantinense, mas tem enfrentado riscos crescentes em áreas urbanizadas, principalmente devido à rede elétrica sem proteção adequada.
Leia a nota da Energisa na íntegra
A Energisa informa que nesta terça-feira, 29, a rede elétrica foi desligada de forma emergencial para parte da Quadra 108 Sul, em razão de objetos na rede. A ocorrência teve início por volta das 11h. Imediatamente, equipes da Distribuidora de Energia foram direcionadas para o local, onde retiraram uma lona e um pássaro do local. Ao todo, 386 unidades consumidoras foram impactadas. A rede foi desligada automaticamente por segurança até que os serviços fossem concluídos. O fornecimento de energia foi normalizado para todos os clientes ainda no início da tarde.
A Energisa reforça que a rede elétrica possui tecnologia que permite o desligamento automático após qualquer interferência, com o intuito de minimizar impactos e riscos de acidente.