O grupo de prefeitos das cinco maiores cidades tocantinenses – o G5+ – reforçaram em material enviado à imprensa nesta quarta-feira, 13, o apoio à pré-candidatura ao Palácio Araguaia da senadora Dorinha Seabra (UB). A manifestação acontece em meio ao afastamento entre a congressista e o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que reestrutura a gestão e a base na Assembleia Legislativa (Aleto) de olho nas eleições de 2026. O pré-candidato palaciano é o presidente do Legislativo, Amélio Cayres (Republicanos).
INDÚSTRIA DE INTRIGAS
Os prefeitos de Palmas, Eduardo Siqueira (Podemos); de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB); de Gurupi, Josi Nunes (UB); de Porto Nacional, Ronivon Maciel (UB); e de Paraíso, Celso Morais (MDB), estiveram reunidos com Dorinha Seabra na segunda-feira, 11, para traçar estratégias políticas, alinhamento de ações de comunicação e um planejamento de resposta ao que chamaram de “indústria de intrigas” patrocinada em meios de comunicação do Estado.
MELHOR PESSOA PARA LIDERAR O PROJETO
Coordenadora do G5+, Josi Nunes ressaltou Dorinha Seabra como o melhor perfil para o Palácio Araguaia. “A senadora é a nossa pré-candidata a governadora por ser a melhor pessoa que o Tocantins possuí no momento para liderar um projeto que possa trazer mais desenvolvimento para o Estado, qualidade de vida para a população e, sobretudo, comandar uma gestão pautada em avanços sociais e econômicos”, ressaltou.
TENTAM PLANTAR INTRIGA SOBRE O G5+, MAS NÃO VÃO CONSEGUIR
Wagner Rodrigues também critica supostas tentativas de desestabilizar o grupo. “Estão usando sites e outras plataformas de informação para atacar diretamente a senadora e plantar intriga sobre o G5+Mais. Não vão conseguir. Estamos cada vez mais juntos e com o mesmo propósito. Ações baseadas no dinheiro e na velha política não cabem mais nos dias de hoje”, frisou o prefeito de Araguaína.
GRUPO ATACADO
O prefeito da Capital fez coro aos aliados e ressaltou o perfil da congressista. “A senadora Dorinha tem credibilidade nacional. É a principal política que o Tocantins conta hoje. Dialoga com todas as correntes partidárias do País, tem incontáveis trabalhos prestados em prol da educação e de outras áreas no Estado. Estamos sendo atacados porque sabem que, ela chegando ao comando do Palácio Araguaia, o Tocantins retoma um caminho de crescimento para durar mais de uma década, algo que só teve durante as gestões de Siqueira Campos”, pontuou Eduardo Siqueira.
LÍDER NAS SONDAGENS ELEITORAIS NO MAIS DIVERSOS CENÁRIOS
Celso Moraes, por sua vez, ressaltou o compromisso da senadora com todas as cidades tocantinenses. “É uma pessoa que jamais deixou para trás qualquer município. Ela sabe da importância de cada uma dos 139 e, sendo governadora, liderará um projeto de desenvolvimento para todos. […] Nunca negou ajuda aos municípios do Estado e jamais fez distinção por causa de apoio político”, destacou. Ronivon Maciel completou: “Nós temos uma pessoa capacitada, relevante no Brasil, que cumpre a palavra empenhada, pensa no futuro do Estado e é líder nas sondagens eleitorais nos mais diversos cenários”, garantiu.
MAIS PREFEITOS ADEREM À PRÉ-CAMPANHA
No encontro, Dorinha Seabra agradeceu o respaldo de todos e lembrou que vários outros gestores municipais estão se somando no projeto. “Temos dezenas de prefeitos e prefeitas conosco. Não adianta ataques baixos, vamos responder de forma correta e mostrando para a sociedade que o Tocantins pode avançar muito mais”, finalizou a congressista.
ERAM DO MESMO GRUPO
A movimentação confirma o acirramento entre os grupos do governador e da senadora, que em abril foram citados como aliados pela própria coordenadora do chamado G5+, a gurupiense Josi Nunes (UB). Ainda neste mês, a prefeita reforçou a busca pela união com Wanderlei, Amélio e o senador Eduardo Gomes, mas à CCT garantiu que não deixará pré-campanha de Dorinha Seabra.