A federação União Progressista (UPb) foi oficializada na tarde desta terça-feira, 19, em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A aliança entre o União Brasil (UB) e Progressistas (PP) soma um capital político de 109 deputados federais, 15 senadores, 7 governadores e 1.335 prefeitos. A UPb torna-se a maior bancada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
UNIÃO PROGRESSISTA NO TOCANTINS
Já no Tocantins, a federação chega a 52 prefeituras, 37 do União Brasil, o que inclui cinco das dez maiores cidades (Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Colinas e Guaraí); e mais15 do Progressistas. Na Assembleia Legislativa, o grupo conta com Jair Farias (UB) e Vanda Monteiro (UB). Entretanto, os expoentes da nova UPb são a senadora Dorinha Seabra (UB), pré-candidata a governadora; e os deputados federais Vicentinho Júnior (Progressistas) e Carlos Gaguim (UB), ambos com pretensões de disputar o Senado Federal em 2026.
FEDERAÇÃO UNIDADE EM TORNO DA CAMINHADA DE DORINHA
Em material enviado à imprensa sobre a nova federação, Dorinha Seabra fez questão de ressaltar que o projeto ao Palácio Araguaia segue na pauta dos dirigentes nacionais. À frente do União Brasil e copresidente da UPb, Anônio Rueda foi quem deu a garantia. “A União Progressista nasce para transformar a vida das pessoas e fortalecer a política como instrumento de mudança. No Tocantins, não será diferente. Temos em Dorinha uma liderança preparada, comprometida com o futuro do Estado e que reúne todas as condições de liderar esse projeto. A federação estará unida em torno dessa caminhada”, afirmou.
SABERÁ CONDUZIR O TOCANTINS
Pré-candidato à presidência do grupo e governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) também defendeu a pretensão da congressista. “Dorinha é minha amiga, colega de Parlamento e hoje uma das maiores lideranças políticas do Brasil. Tenho certeza de que, com sua habilidade, competência e compromisso, saberá conduzir o Tocantins ao desenvolvimento e à modernização que o Estado merece”, declarou.
NOVA ETAPA POLÍTICA
Dorinha Seabra agradeceu o reconhecimento. “É uma honra ter o apoio do meu partido e da federação neste novo desafio. O Tocantins precisa avançar com responsabilidade, planejamento e sensibilidade para cuidar das pessoas. Esse será o centro do nosso projeto político”, destacou. A senadora também avaliou que, com a formalização da UPb, se começa uma nova etapa política. “O próximo passo, a partir de agora, será o grupo andar pelo estado para ouvir a população e nossas lideranças para construir o melhor projeto”, encerrou.
CARLOS GAGUIM QUER IRMÃ DO CO-PRESIDENTE COMO SUPLENTE
Quem também aproveitou o evento para reforçar a pré-candidatura foi Carlos Gaguim (UB). O deputado federal postou um vídeo ao lado de Dorinha Seabra e do copresidente da federação, Antônio Rueda (UB), que o defendeu como seu nome para o Senado Federal. O curioso é que o tocantinense, em troca, lançou a irmã do dirigente, Mila Rueda (UB), para compor a chapa de 2026. “Não vamos te decepcionar e vamos ter também a nossa Mila Rueda como a nossa primeira suplente para dar oportunidade também para mais mulheres”, afirmou.
NOVA E MAIOR FEDERAÇÃO
O deputado federal Vicentinho Júnior também esteve presente na cerimônia, mas nas redes evitou falar da pré-campanha ao Senado Federal. O congressista apenas exaltou a aliança dos partidos e fez uma apelo em busca de filiações ao partido. “É com muita alegria que participamos aqui da convenção da nova e maior federação, que é a União Progressista. Quero convidar todos vocês a participar não só da federação, mas dos quadros do Progressistas, que nos permite discutir o Brasil da maneira apropriada, conhecendo os seus rincões, as suas necessidades e trazendo aqui para o Congresso as possibilidades de juntos construirmos uma solução para um país do tamanho do nosso”, afirmou.
Carlos Gaguim defende pré-candidatura ao Senado:
Confira a manifestação do deputado Vicentinho Júnior: