
O prefeito Eduardo Siqueira Campos acompanhou, na manhã deste sábado, 9, a mobilização do Dia D de vacinação contra o sarampo na USF Valéria Pereira Martins, localizada na Arse 122 (1206 Sul), ao lado da secretária de Ação Social e primeira-dama, Pollyana Siqueira.
A ação abriu 31 pontos para atualização vacinal da população e ofereceu a ‘dose zero’, destinada a bebês de seis a 11 meses em seis locais, medida que otimiza o uso dos frascos multidoses. Em todas as unidades abertas também foi ofertada vitamina A para crianças menores de cinco anos.
Durante o evento, o prefeito agradeceu o apoio do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. “Esse esforço conjunto fala por si só. Tivemos mais de 29 mil vacinados no Tocantins, sendo 16,4 mil apenas em Palmas. Quero que todos os profissionais e equipes de saúde se sintam abraçados, reconhecidos e respeitados. Transmita ao ministro da Saúde o nosso abraço e agradecimento, assim como ao governador, pelo esforço conjunto. Nosso objetivo final é sempre a população”, afirmou o gestor.
Entre 28 de julho e 7 de agosto, Palmas aplicou 16.405 doses no reforço da cobertura vacinal, resultado do trabalho integrado entre Prefeitura, Estado e Governo Federal diante da confirmação de casos no Tocantins.
O diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Eder Gatti, destacou Palmas como exemplo nacional no enfrentamento ao sarampo e ressaltou que o Brasil atingiu, em 2025, a meta de cobertura vacinal da tríplice viral.
“Palmas dá um grande exemplo ao Brasil, com gestores comprometidos e equipes mobilizadas. Os números mostram que o município está empenhado em proteger a sua população, que é o que nós precisamos agora.”
A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, reforçou o convite para que a população continue buscando as unidades de saúde para atualizar o cartão de vacinação, inclusive com ações descentralizadas em distritos como Buritirana. O secretário estadual de Saúde, Carlos Felinto Júnior, elogiou a adesão dos municípios tocantinenses à campanha.
Participação da comunidade
O Dia D também contou com a presença de famílias, como a da pequena Heloísa Castro Negre, de 8 anos, que não escondeu a coragem.“É importante para não ficar doente. A vacina é legal e não dói, é só uma picadinha.”
O servidor público André Luiz Viana também aproveitou para se imunizar. “Trabalhamos com o público e precisamos estar prevenidos para não adoecer. Toda a família vai se vacinar.”

Brener Nunes
Repórter
Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins
Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins