
O acesso à Romaria da Sucupira, em Dianópolis, conta com investimentos destinados pelo senador Eduardo Gomes. Ele destinou recurso para terraplanagem e asfalto num dos trechos até o morro da romaria.
Ao todo, o senador já destinou recursos de ordem de R$ 13 milhões para Dianópolis para várias obras importantes.
Sobre a Romaria
Dianópolis, Tocantins, sedia a maior Romaria Sertaneja do estado, que acontece desde quinta-feira, 31 de julho, e vai até domingo, 3 de agosto, no Povoado da Sucupira, na zona rural do município, e deve atrair cerca de 10 mil romeiros, segundo a Polícia Militar.
Com mais de 150 anos de tradição, dianopolinos e moradores de toda a região Sudeste se reunirão para celebrar a fé e a tradição católica em honra a Nossa Senhora do Rosário e ao Divino Espírito Santo. Durante este período de festividades, centenas de romeiros percorrem cerca de 30 quilômetros de Dianópolis até o povoado a pé, em sinal de respeito e devoção a Nossa Senhora do Rosário e ao Divino Espírito Santo, agradecendo pelas graças recebidas e dando sentido à Romaria, mantendo viva a tradição dos romeiros.
A Romaria da Sucupira tem raízes que remontam ao século XIX, quando tropereiros que viajavam do sertão do então norte goiano para o Oeste da Bahia paravam sob a sombra de um pé de sucupira para descansar e pernoitar, local onde encontraram uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. Esse encontro deu início à tradição da romaria, que se tornou um importante evento religioso na região.
A celebração é rica em manifestações culturais e religiosas, incluindo folias, procissões, missas, quermesses, serestas, batizados e o hasteamento do mastro, além da festa do imperador e da imperatriz. Este ano, as festividades começaram no dia 20 de julho com a saída das folias, que reúnem fiéis montados a cavalo, fazendo um percurso pela zona rural e urbana, mantendo viva a tradição dos tropeiros do século XIX, nos tradicionais pousos de folias.
A Romaria da Sucupira é organizada pela Paróquia de São José, sob a liderança do pároco Padre Eldinei Carneiro, e conta com o apoio da comunidade, da Prefeitura de Dianópolis e do governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo.