
O Estado do Tocantins apresentou o maior crescimento proporcional do Brasil na alfabetização de crianças na idade certa entre 2021 e 2024. O percentual de alunos alfabetizados no 2º ano do ensino fundamental saltou de 13,77% em 2021 para 50,07% em 2024, um avanço de mais de 36 pontos percentuais e um crescimento proporcional de 263,6%, o maior entre todas as unidades da federação. Os dados foram divulgados nessa sexta-feira, 11, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O resultado é fruto do programa Alfabetiza Mais Tocantins, desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios, alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), política prioritária do MEC, e ao Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE).
Além da liderança nacional em crescimento proporcional, o Tocantins também foi o único estado da Região Norte a atingir e superar a meta de alfabetização para 2024, estabelecida em 49,5%. O estado alcançou 50,07% de crianças alfabetizadas na idade certa, superando a meta e consolidando-se como referência regional.
O governador Wanderlei Barbosa celebrou o resultado como um reflexo direto da prioridade dada à educação pública. “Ver o Tocantins liderar o Brasil em avanço na alfabetização é motivo de grande orgulho. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo ao valorizar a educação desde os primeiros anos escolares, com políticas públicas sérias, professores engajados e apoio aos municípios. Vamos seguir trabalhando para garantir dignidade e oportunidades para todas as nossas crianças”.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destaca o esforço conjunto de todas as equipes envolvidas. “Essa conquista é o resultado de um trabalho técnico, territorializado e colaborativo. Professores, coordenadores, gestores escolares e prefeituras municipais fizeram parte dessa trajetória. O Estado do Tocantins está mostrando que é possível transformar a educação com planejamento e compromisso”.
Ao comparar apenas os anos de 2023 e 2024, o Tocantins também se destaca. O Estado avançou de 43,72% para 50,07% no percentual de crianças alfabetizadas, um aumento de mais de seis pontos percentuais em apenas um ano. Esse salto representa um crescimento proporcional de 14,52%, o 4º maior do Brasil no período, atrás apenas de Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Brener Nunes
Repórter
Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins
Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins