O Tocantins registrou, nos primeiros seis meses de 2025, 150 acidentes envolvendo veículos com postes. Os acidentes impactaram o fornecimento de energia para 114 mil moradores em 50 municípios tocantinenses.
O levantamento foi divulgado pela Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica do estado. Os dados ainda apontam que apesar da quantidade de registros, o número reduziu 11% em relação ao primeiro semestre de 2024, quando houve 169 acidentes desse tipo. Em todo ano passado foram 343 abalroamentos de postes no estado.
Além dos riscos aos envolvidos diretamente neste tipo de acidente, as consequências afetam a região em volta do poste derrubado, como residências, comércios, serviços essenciais como hospitais, escolas e sistemas de abastecimento de água, segundo a Energisa.
A concessionária faz um alerta aos motoristas para que tenham mais atenção no mês de julho, já que o movimento aumenta nas rodovias e outras vias, dentro e fora das cidades, por causa do período de férias.
A capital teve maior número de batidas neste ano, com 11 ocorrências. Araguaína, Gurupi, Formoso do Araguaia e Guaraí, tiveram quatro ocorrências de interrupção de energia, cada.
“O acidente pode provocar, ainda, rompimento de cabos energizados que oferecem risco de choque para pedestres que estejam nas proximidades”, explicou Luciana Teixeira, coordenadora de saúde e segurança da concessionária.
A coordenadora explicou que quando a estrutura da rede elétrica é danificada no acidente, é preciso fazer a substituição de equipamentos, realocar equipes técnicas e, em alguns casos, até interditar vias públicas para a realização do serviço. Isso vai impactar o tempo do restabelecimento do serviço à região afetada. O custo para quem causa o acidente pode chegar a R$ 35 mil.
Para evitar esse tipo de acidente, a Energisa alerta para uma maior atenção no trânsito e em caso de colisão com postes, os envolvidos e testemunhas devem seguir as seguintes orientações:
- Não toque em cabos caídos ou estruturas metálicas próximas;
- Permaneça no veículo, se possível, e acione o Corpo de Bombeiros ou a Energisa;
- Afaste-se do local e mantenha outras pessoas em segurança.
VEJA TAMBÉM: Tocantins registra mais de 100 acidentes envolvendo postes da rede elétrica
Tocantins registra mais de 100 acidentes envolvendo postes da rede elétrica