O novo boletim médico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) informou que os marcadores cardíacos CK-MB e troponina estavam alterados e confirmaram o diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio sem supradesnivelamento do segmento ST (IAM sem supra).
O procedimento de angioplastia coronariana desobstruiu a principal artéria do coração com sucesso. Ele vai ficar em vigilância contínua da equipe médica, segundo a SES, principalmente entre as primeiras 48 a 72 horas, por causa do ‘risco aumentado de arritmias cardíacas potencialmente graves’.
O boletim confirmou ainda que Eduardo está estável e consciente, sendo monitorado na UTI pela equipe de clínica médica e cardiologia.
O médico cardiologista que atendeu Eduardo assim que ele chegou ao HGP, Andrés Sánchez, explicou à TV Anhanguera como foi a reação do político e momentos do procedimento.
“Ele ficou muito tranquilo e foi feito o procedimento. Ficou aqui duas horas, aproximadamente, na sala de recuperação, fazendo sua estabilização pós infarto, e depois foi transferido para a UTI. Se na UTI as enzimas cardíacas começarem a diminuir, e ele ficar sem sintomas, ficar estável, após o terceiro dia ele pode ser internado na enfermaria. E aí, dois a três dias depois, aproximadamente, terá alta hospitalar. Um total de cinco a seis dias de internação”, explicou o médico.
Prefeito afastado de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, vai cumprir prisão domiciliar
Prisão domiciliar
O advogado Juvenal Klayber, que atua na defesa de Eduardo, informou que “a próxima etapa será tentar revogar a prisão preventiva do decreto que vive em face do prefeito Eduardo Siqueira Campos”.
A decisão não atendeu os outros dois presos na operação, o advogado Antônio Ianowich Filho e policial civil Marco Augusto Velasco Nascimento Albernaz. A defesas deles informaram que não iriam se posicionar.
A Polícia Militar informou que deu cumprimento à decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta terça-feira, e que a corporação foi devidamente notificada, adotando ‘as providências cabíveis dentro de suas atribuições legais’.
Entenda prisão e afastamento
A Polícia Federal não especificou quais as suspeitas e indícios que levaram às prisões, ou a relação entre os três alvos. Informou apenas que essa nova fase busca aprofundar as investigações sobre a existência de uma organização criminosa responsável pelo vazamento sistemático de informações sigilosas, oriundas de investigações em curso no STJ, com impacto direto sobre operações da PF.
A defesa de Eduardo disse à TV Anhanguera que em momento oportuno a verdade aparecerá e que tem provas suficientes de que o prefeito nada tem a ver com o que foi representado pela Polícia Federal. A Prefeitura de Palmas destacou no dia da operação que “as investigações não se relacionam com a atual gestão municipal”.
Segundo o STF, as prisões foram determinadas após representação da Polícia Federal e contaram com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) comenta Operação Sisamnes em coletiva de imprensa — Foto: Stefani Cavalcante/g1 Tocantins
Novo boletim médico sobre o estado de saúde de Eduardo
O Hospital Geral de Palmas informa que o Prefeito de Palmas, José Eduardo Siqueira Campos, deu entrada nesta unidade hospitalar na madrugada desta terça-feira, e encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Exames laboratoriais evidenciaram elevação significativa dos marcadores cardíacos CK-MB e troponina, confirmando o diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio sem supradesnivelamento do segmento ST (IAM sem supra).
Resultados laboratoriais:
- • CK-MB: 119,50 U/L (valores de referência: até 24 U/L)
- • Troponina: 1,89 ng/mL (valores de referência: até 0,50 ng/mL)
Esses níveis confirmam de forma inequívoca a ocorrência de infarto agudo do miocárdio
Ainda na madrugada, o paciente foi submetido com sucesso a angioplastia coronariana, com desobstrução da artéria coronária principal. No momento, encontra-se em fase de recuperação pós-infarto, sob cuidados intensivos, em período crítico que requer vigilância contínua nas próximas 48 a 72 horas, devido ao risco aumentado de arritmias cardíacas potencialmente graves.
Atualmente, o paciente está estável, consciente e hemodinamicamente compensado, permanecendo sob monitoramento contínuo na UTI, aos cuidados da equipe multidisciplinar de Clínica Médica e Cardiologia.
Íntegra da nota da Prefeitura sobre a saúde de Eduardo
A Prefeitura de Palmas informa que o prefeito Eduardo Siqueira Campos encontra-se hospitalizado, em processo de recuperação, após ter sido submetido a uma cirurgia cardíaca de urgência realizada na madrugada desta terça-feira, 08.
O prefeito em exercício, Pastor Carlos Velozo, acompanha com atenção o quadro clínico. As informações atualizadas apontam que a cirurgia transcorreu dentro da normalidade e que o prefeito Eduardo está reagindo bem aos primeiros momentos do pós-operatório.
Neste momento de cuidado e esperança, Pastor Carlos Velozo conclama toda a população de Palmas a unir-se em oração pela saúde e pronta recuperação do prefeito Eduardo Siqueira Campos, para que, com fé e serenidade, possamos vê-lo restabelecido o mais breve possível.